Diretoria da CAP implanta novo sistema de distribuição das sobras

Novo sistema foi apresentado pelo presidente Franco Di Nallo na AGO de março desde ano e foi aprovado pelos associados

4/14/2025

A Cooperativa Agropecuária de Pedrinhas Paulista realizou sua Assembleia Geral Ordinária, um dos eventos mais importantes do ano para os cooperados. O encontro, que contou com grande presença de associados, foi marcado por discussões estratégicas e decisões fundamentais para o futuro da cooperativa. Entre os principais temas abordados, destacaram-se a reformulação do sistema de distribuição das sobras, um tema que, segundo o presidente Franco Di Nallo , sempre gerou debates intensos entre os cooperados.

Ele explica que o modelo anterior, embora eficiente no início, se tornou obsoleto com o crescimento da cooperativa. Antes, a distribuição das sobras era feita com base em um valor fixo por saca de produto entregue e comercializado, sem levar em consideração as outras atividades no fornecimento de mercadorias.

Para corrigir essa distorção, a diretoria da CAP propôs um novo modelo, que divide os recursos de forma mais justa as sobras do exercício de 2024: R$ 4 milhões serão distribuídos entre os produtores de grãos, proporcionalmente à entrega da safra de cada um; R$ 2 milhões serão repassados com base na compra de insumos, peças, ração e medicamentos veterinários adquiridos pelos cooperados.

A mudança visa estimular os cooperados a investirem dentro da própria cooperativa, fortalecendo a entidade e aumentando o retorno para os associados. “A concorrência no setor é enorme, e queremos que os cooperados enxerguem a cooperativa como um parceiro estratégico. Com esse novo modelo, incentivamos que a compra de insumos agrícolas em geral, seja feita aqui dentro, fortalecendo nossa estrutura e beneficiando todos os associados”, destacou Di Nallo.

O novo modelo foi aprovado na Assembleia Geral e será aplicado na distribuição das sobras referentes ao movimento do cooperado no exercício de 2024 e o pagamento será realizado no dia 16 de abril.


Franco Di Nallo

Presidente